Login  

Mauricio Kfuri ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 1984. Durante o curso médico sempre esteve envolvido com atividades extra-curriculares. Neste período, foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), membro da diretoria da Associação Atletica Acadêmica Rocha Lima, monitor da área de cirurgia torácica e cardiovascular, tendo participado de vários eventos científicos como apresentador de temas livres. Sempre teve grande interesse pelas áreas cirúrgicas, realizando plantões voluntários nas mesmas enquanto aluno do internato médico. Seu interesse pelo traumatologia ocorreu nestes plantões, quando observou que o trauma era um problema de saúde público, que levava centenas de pacientes todos os meses à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Decidiu, ao longo do último ano de internato, que se dedicaria à Ortopedia e Traumatologia, por entender que esta seria uma área de atuação bastante dinâmica e em constante desenvolvimento. 

Prestou o concurso para médico residente na área Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, logo ao término da graduação, em dezembro de 1989, tendo sido aprovado em primeiro lugar. Dedicou-se ao programa regular de três anos de especialização, quando desenvolveu particular relação de amizade com um de seus mestres, o Prof. Cleber Paccola. Ao término do periodo de especialização, foi aprovado no concurso de título  da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Durante o ano de 1993, realizou estágio como médico adido, correspondendo ao quarto ano opcional de residencia médica, na área de cirurgia do trauma ortopédico e cirurgia do joelho, sob a supervisão do Prof. Cleber Paccola. No primeiro semestre de 1994, teve a oportunidade de conviver e compartilhar idéias com o Prof. Wilson Mello em Campinas, visitando-o regularmente e acompanhando suas cirurgias. Em 1996, foi  aprovado em primeiro lugar no concurso para médico assistente da área Ortopedia e Traumatologia, assumindo, durante os dez anos seguintes, a coordenação desta área na Unidade de Emergencia. Sua experiencia na área do trauma ortopédico aliada à sua formação nas técnicas de osteossíntese segundo os principios da Fundação AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen) da Suiça, logo o credenciaram a ser instrutor de cursos na área de cirurgia do trauma ortopédico. Desde 1996 é conferencista desta fundação tendo atuado como professor em várias localidades no Brasil e no Exterior. 

Em 1999, defendeu sua tese de doutorado sob a orientação do Prof. Cleber Paccola, cujo tema  foi o uso de implantes absorvíveis na fixação de fraturas osteocondrais. A vocação pela vida acadêmica seguia e em 2001 foi aprovado em processo seletivo para bolsa de pós-doutoramento pela fundação alemã Alexander von Humboldt. Em 2002, mudou-se para a Alemanha onde residiu por 17 meses trabalhando sob a supervisão do Prof. Christian Krettek. Durante este periodo sua área de pesquisa e desenvolvimento era a cirurgia auxiliada por computadores. Foi um periodo muito produtivo, com conferencias em congressos mundiais da especialidade, apresentação de temas livres e posters, além de publicações em jornais e revistas científicas acessiveis pelo banco de dados MEDLINE, um dos mais respeitados indices literários da área médica. 

Em 2005, prestou concurso para professor universitário junto à Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da USP e, uma vez aprovado, iniciou um novo ciclo em sua carreira onde passava a exercer suas atividades de pesquisa, ensino e assistencia médica em uma única instituição em regime de dedicação exclusiva. No Hospital das Clinicas, desde então, dedica-se aos ambulatorios da rede pública e ao atendimento de pacientes particulares na clínica civil desta instituição.

No periodo de 2006 a 2010, orientou uma tese de mestrado e duas teses de doutorado, todas na área de biomecanica da fixação óssea. Neste periodo, foi membro da comissão de educação continuada da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, presidente da Comissão de Residencia Médica do Hospital das Clinicas de Ribeirao Preto, Coordenador do Bloco Cirúrgico do Hospital das Clinicas de Ribeirao Preto, Presidente da Regional Sao Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Diretor da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopedico e Membro do Conselho Latinoamericano da Fundação AO. Neste periodo envolveu-se direta e indiretamente com a formação de dezenas de especialistas na área de Ortopedia e Traumatologia e viajou por vários Estados brasileiros e países proferindo palestras, apresentando resultados de seu trabalho. 

Desde 2008 coordena cursos de abrangência internacional, em Ribeirao Preto, nas áreas de cirurgia do trauma e cirurgia do joelho. São cursos dedicados exclusivamente à classe médica que abordam o estado da arte na cirurgia do trauma e na cirurgia do joelho. Em sua edição de 2010, o curso de cirurgia dos traumatismos do joelho contou com a presença de 533 médicos, procedentes de 22 estados brasileiros e 14 países. 

Em junho de 2010, foi aprovado no concurso para livre-docência junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Esta titulação lhe garantiu a promoção ao cargo de Professor Associado MS-5 junto à área Ortopedia e Traumatologia.

Em 2011, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopedico, coordenando a realização do Congresso anual da especialidade, realizado em Salvador, com a presença de 1063 médicos. Este congresso, que reuniu as principais lideranças nacionais e internacionais, teve ainda o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e do Ministério da Saúde.

Desde agosto de 2011, é presidente da Fundação AOTrauma Latin America, órgao dedicado à educação continuada de médicos na área do trauma ortopédico, à pesquisa por melhores técnicas de tratamento e cuja missão é melhorar a qualidade da assistencia aos pacientes vitimados por traumatismos do aparelho locomotor. A liderança desta fundação latinoamericana lhe garante assento no conselho mundial da Fundação AOTrauma, onde são tomadas as principais decisões sobre desenvolvimentos e tecnologias voltadas para a melhoria dos cuidados aos pacientes ortopédicos.

Na área de assistência aos pacientes, coordena o grupo de trauma ortopédico da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto. Este grupo é responsável pelas diretrizes dadas aos traumatismos dos membros inferiores (bacia, quadril, femur, joelho, perna, tornozelo e pé) assim como à cirurgia do joelho (artrose, lesoes ligamentares, lesoes de cartilagem), dos pacientes da região de Ribeirao Preto. É um grupo de referencia para casos de grande complexidade.Este grupo tem um ambulatório semanal, às 5as. feiras, onde são atendidos mais de 250 pacientes da rede SUS, portadores de doenças dos joelhos ou traumatismos dos membros inferiores. 

O atendimento aos pacientes privados ocorre dentro do próprio Hospital das Clínicas, no setor de clínica civil, onde recebe encaminhamentos de todos os estados brasileiros para tratatamento de casos complexos nas áreas de cirurgia do joelho e cirurgia do trauma ortopédico (fraturas, deformidades de membros inferiores, problemas na consolidação óssea de fraturas).

Já foi premiado com vários títulos de melhor trabalho em congressos nacionais e membro honorário de diferentes instituições. Acredita, entretanto, que o seu maior prêmio profissional é ter a oportunidade de ser útil seja como médico, dispensando cuidados a centenas de pacientes todos os meses, seja como professor de profissionais da área da saúde, fazendo com que o alcance de seus conhecimentos e princípios seja multiplicado e levado para inúmeras comunidades em todo o Mundo.



Mauricio Kfuri